Wednesday, December 20, 2006

Melismas x Escalas - WILL

Melismas x Escalas
Bom, como todos devem saber, melismas são variações de várias notas que o cantor(cantora) durante a musica. Simplificando, seria várias notas executadas em um espaço minimo de tempo (como 10 notas em 2 segundos).
Assim o sendo, existe uma extrema necessidade em conhecer bem as escalas para que se possa realizar o melisma com precisão e não "dar" notas fora.
Ressantando porém que, primeiro é necessário conhecer bem a melodia original da musica (sem nenhum improviso, basico) para depois começar a implementar alguns melismas. Outro detalhe importante é: Não exagere em improvisos/melismas ou então a musica cantada por você ficará cansativa.

1 comment:

Unknown said...

Melisma, na verdade não se condiciona no tempo! É uma silaba ou uma vogal articulada em várias notas, sem precisão d tempo.

Tipo, pode-se se fazer um melisma com a escala de dó (exemplo), dentro de uma música, mas dependendo do que a música estabelecer, vc tem um tempo longo ou não. Compare KIRK FRANKLIN (uma música de le q tenha melisma) c/ HANDEL (Pois Um Menino Nos Nasceu). Vc vai entender melhor!
Vlw!