Wednesday, December 20, 2006

Melismas!

Melismasé isso aewessas firulas são chamados melismas e existem diversos tipos deles...para vc saber em q consiste basta vc dar uma olhadinha nos tópicos sobre eles q jah foram colokados pelo márcioquanto ao modo de se fazer... isso depende mto... basicamente eh uma variação de notas dentro de uma sílaba... pra conseguir fazer vc tem 3 possibilidades: 1- Ter um ouvido incrível e ser capaz de modular tonalidades apenas ouvindo o acorde... genética ajuda mto nesse caso... hehe 2- Estudar teoria musical com cuidado... formação de escalas e tudo... tentar reproduzi-las com a voz dentro do acorde e/ou da harmonia... escalas pentatônicas e diatônicas são as mais utilizadas mas temos escalas mais exóticas tbm q se uttilizadas corretamente podem produzir malismas maravilhosos e raros (hexatônica, diminutas, menor harmônica, menor melódica e por ai vai)3- Um exercício q se chama "Imite o rei". Simples... procure alguém q faça os melismas (pode ser um CD tbm) e tente fazer igual. reproduzi-los com o msm tempo, respiração, variação de notas e tudo. Com isso vc vai acostumando seu ouvido às modulações vocais até q esses melismas se tornarão uma coisa natural enquanto vc canta.Exercícios para o musculo velar te ajudam mto... ele eh o principal responsável pela clareza de cada nota do melisma. Intercostais ajudam mto qdo se trata de soul, "feeling" e tdBom... unir as 3 formas de se aprender a fazê-los eh muito util e produtivo. Escute muita mzk cara... Muita coisa se aprende por osmose... e um cuidado deve ser tomado:O exagero eh sempre prejudicial... os melismas são bonitos, um belo atrativo pra sua muscica.. pouca gente consegue produzir melismas bonitos e "diferentes". Mas tudo em excesso enjoa. Ouvir uma mzk com melismas em todas as palavras eh chatíssimo... enfadonho. Saiba dosar as técnicas.. Não só esta mas outras tbm.. drive, vibrado, roco, som fantasma, choro , gemido, whistle, belting, falsete e por ai vai... use-as a seus favor mas sem exageros.

2 comments:

Ju said...

oi, estudo canto e estou aprendendo melismas...

bruno atyla said...

muuito legal seu blogger fica na paz tambem canto black sou black americano amo cantar.me segue ai depois rsrs