Wednesday, December 20, 2006

Black Music um pouco de História - will

Black Music um pouco de História
Black Gospel
O canto black gospel possui características técnicas bem peculiares, tais como:
* Notas tocadas em destacado ligado;
* Vibrato abdominal;
* Melismas (vocalização de uma sílaba com quantidade indeterminada de notas);
* Field Holler (grito de chamada para o coro);
* Apoggiatura (Acentuação de algumas notas musicais ligadas);
* Glissandos (escorregar de uma nota para outra);
* Utilização da escala pentablues;
* Apoio respiratório baixo-ventre (intercostal inferior + diafrágma + abdominal + pélvico - glúteo);
No Brasil, o canto black gospel foi introduzido nos anos 80, pelo cantor Álvaro Tito (uma voz, aliás, que lembra muito o timbre do Steve Wonder). Tivemos Depois, no começo dos anos 90, a aparição do Matos Nascimento (voz rouca estilo Ray Charles).
Na metade dos anos 90, cresceu o movimento Black Gospel. A igreja evangélica Pedra Viva, em São Paulo, foi o grande celeiro de cantores e bandas, tais como:
Templo soul, Quarteto feeling, Quarteto Lynk 4, The Family, Groove Soul, Soul Dream, Coral Just Sing (Comandado pelo cantor Robson Nascimento, que foi o modelo vocal inspirador para todos esses grupos e vozes), Raiz Coral (liderado por Ségio SAAS) e Black Singers.
É interessante lembrar que o black gospel, nos Estados Unidos, precedeu a Soul Music (versão secular do gospel), a partir dos anos 60, e fez toda uma geração se influenciar pelo modo ardoroso de se cantar com alma.

O Gospel e suas variações

Nos dias de hoje, não existe só Black Gospel. Há diversas variações, como: Rock gospel, reggae gospel, pop gospel e gospel louvor e adoração. Este último foi introduzido pelo cantor americano Ron Kenoly. No Brasil, temos a representação do gênero pela cantora Ana Paula Valadão.
No nosso país, o gospel louvor e adoração, com rítmos brasileiros do forró (connhecido também pelo nome de louvor de fogo), é o mais expressivo nas vendagens. A cantora Cassiane já vendeu milhões de cópias com esse estilo.
O que constata é que o gospel criou um mercado como poucos no mundo inteiro, por causa da crescente evangelização de várias igrejas.
Aqui no Brasil, o mercado gospel foi alavancado com o pioneirismo de Luiz de Carvalho, Arautos do Rei, Grupo Prisma, Oséias de Paula, Grupo Elus, Vencedores de Cristo e Mara Dalila.
Por fim, é importante destacar o fabulozo aprendizado vocal que acontece nas igreja. Nelas há grupos vocais, corais e aula de canto para os membros. Somando-se a tudo isso, está a maior capacidade interpretativa emocional que ela proporciona, por estar aliada e dar destaque ao sentimento por Cristo.

No comments: