Wednesday, December 20, 2006

Melismas Afro-Mouriano!

Melismas Afro-MourianoO melisma era qualquer alteração na melodia, mas o melisma dos negros deu-se no encontro dos mouros com os africanos até hoje ainda existe o Rahga (jeito dos indianos orientais, pra ser mais exato da região dos marroquinos, se comunicarem com o eu interior ou com os seus deuses). Dessa fusão das únicas 5 notas que os negros conheciam (famosa penta) surgiu o Iodol que é um melisma com o tempo dobrado que os cantores Tonéx, Beyonce, Kelly Price, Kim Burrel entre outros fazem em escalas tanto descendentes quanto ascendentes que são as mais interessantes.Mas com isso a evangelização dos negros que vinham da África pelos metodistas eles (os negros) ao se depararem com mais intervalos (12 semitons 7 à mais do que eles conheciam) eles transmitiam tanto no ritmo quanto nas notas da melodia, notas tristes o sofrimento que passavam na lavoura de café e algodão, daí o blues e a penta sempre incorporada, mesmo num tom maior onde os intervalos do 3º pro 4º e do 7º pro 8º eram de semitons, logo dando o ar doce as canções aos hinos dos brancos, que com a nova melodia, ficava ainda mais acentuada, com a tensão da 3ª agora menor. E também pela galera ainda mais velha, que mais raiz tinham, que bemolisavam também a 5ª e a 7ª tornando inconfundível a cara negra do lance, a gente ainda escuta alguns manos da black music fazendo isso por ai, principalmente no fim de uma musica e principalmente numa palavra bem conhecida JESUS (em inglês).Melisma, nome somente não significa nada e significa tudo relacionado a qualquer alteração numa melodia qualquer, por sinal se eu não me engano tem até no dicionário mas é relacionado ao canto gregoriano, mas partindo para os negros a maioria é o Iodol que é uma melodia com tom como se fosse atonal, como em alguns momentos por exemplo a Kim Burrel faz, seria o Rahga é mais ou menos isso.

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